Apesar da evolução do meio digital, permanece o interesse pelo livro em papel e por sua preservação, em especial, aos denominados de guarda permanente e livros raros.
Os notários e registradores têm dever legal de guardar e manter em local seguro os livros, papéis e documentos das Serventias das quais, temporariamente, são titulares.
Face a preocupação com a preservação do acervo das Serventias Extrajudiciais de notas e de registro, com o escopo de evitar que fatalidades, infortúnios ou acidentes ocasionem a perda total ou parcial daqueles, sobrevieram as Recomendações nº 09 e 11 da Corregedoria Nacional de Justiça - CNJ, que dispuseram sobre a formação e manutenção de arquivo de segurança por seus responsáveis.
E, referenciando o PROVIMENTO CG N.º 22/2014, os documentos relacionados com a prática dos atos registrais que não forem nativamente eletrônicos deverão ser digitalizados por meio de captura de imagem a partir dos documentos originais.
Diante desta preocupação em manter o livro em papel ainda vivo e, com o avanço cada dia maior das tecnologias e as numerosas possibilidades que trazem, surge a ideia de mantê-los íntegros em outro suporte ou outro formato, resguardando seu conteúdo original e, ao mesmo tempo, facilitando seu acesso: através da fotografia.
Muito utilizado na área de Cartórios, para digitalizar livros de RGI - Registro Geral de Imóveis, livros de grande formato e manuscrito. Seu manuseio constante, devido às consultas, registros e averbações, danificam os mesmos.
(A imagem está borrada para omitir seu conteúdo, apenas com a finalidade de demonstração.)
Documento original - tamanho +A2 (64cmx42cm)
Imagem que será entregue ao cliente
1. A imagem final poderá ser impressa em seu tamanho original (inclusive tamanhos A1), bem como, em tamanho Ofício para fins de Certidões.
2. É possível armazenar, em um único DVD (4GB), mais de 20 livros de formato A2.
3. A digitalização é feita no próprio Cartório, necessitando apenas de uma espaço equivalente à uma mesa do tipo secretária (1,20 metros).
4. No processo de digitalização adotamos todos os cuidados no manuseio do documento, tais como: iluminação adequada para que não danifique o documento original, luvas e demais acessórios de segurança para o funcionário.
5. Não é necessário desencadernar o livro.
6. Entregamos as duas imagens: Colorida e a Mono.
A digitalização de livros, principalmente os já encadernados e de grande formato,
requer equipamentos sofisticados, com custo alto e profissional qualificado para
utilizar esses equipamentos.
Permite a digitalização de livros em formato diferenciado / incomum: A2, A3, A4, Ofício, A5. Outros formatos mediante teste.
É próprio para a digitalização de documentos especiais, pois não projeta foco de luz diretamente sobre o papel como o scanner comum.
É estruturado de modo a ficar com certa distância do material.
Com o tratamento / edição das imagens é possível remover aspectos de lombadas e nivela as faces dos documentos, além de corrigir páginas tortas.
A câmera fotográfica digital não modifica ou mexe no conteúdo ou na imagem. Seu objetivo é manter a originalidade do documento, inclusive física.
Fotoescanear: - mantém sua encadernação; - Além de imagens coloridas ou preto e branco; - Resoluções de: 72, 200, 300, 600 dpi - dependendo do uso; - Impressão em seu tamanho original.