Execução In loco,
sem retirar a documentação
Livros:
Desencadernação e reencadernação
sem custo adicional
Coletamos sua documentação gratuitamente. Sob consulta de nossa área de abrangência.
Para gerar as imagens, no procedimento de fotodigitalização, seguimos as Recomendações para Digitalização de Documentos Arquivísticos Permanentes
A fotodigitalização de documentos desempenha papel fundamental na preservação dos documentos originais - já que permite o acesso ao conteúdo dos documentos, evitando seu manuseio desnecessário, permitindo uma cópia digital e o acesso rápido e seguro.
A captura de documentos não é apenas o processo de fotodigitalização de documentos em papel. A captura de documentos também leva em conta documentos eletrônicos.
A fotodigitalização é a transformação de um documento em papel em um digital, onde uma fotografia eletrônica (captura de imagem) é feita por um scanner ou câmera fotográfica diretamente a partir do documento, e é armazenada digitalmente num sistema computacional.
A captura de dados também pode envolver a conversão de dados de um formato para outro. Tais conversões podem se tornar necessárias em circunstâncias variadas. Dados criados com sistemas legados podem ter que ser convertidos em formatos modernos antes que os aplicativos legados sejam substituídos. Outros motivos também podem tornar a conversão necessária: JPG para PDF, por exemplo, inclusive unindo um conjunto de documentos.
O documento digital pode representar com exatidão a informação contida num documento em papel, incluindo seu aspecto físico com detalhes, como: tipografia, possíveis anotações feitas em bordas e acabamentos em ouro, manchas, detalhes como envelhecimento do papel e ilustrações.
Tem como objetivo facilitar o acesso dos usuários aos documentos, possibilitando que mais de um usuário o utilize ao mesmo tempo, tornando a procura pelo material impresso reduzida, beneficiando sua preservação, ressaltando que, sem dificultar seu acesso.
Como meus negócios serão beneficiados?
Se essa é a primeira pergunta que muitas empresas se fazem ao considerar
uma implementação de TI, a segunda é quase sempre "qual é o retorno sobre
o investimento?"
Às vezes, isso é difícil de responder, pois pode não haver benefícios
financeiros diretos - uma melhor colaboração e uma resposta mais rápida
ao cliente são definitivamente benefícios, mas podem ser difíceis de
quantificar.
A pesquisa da associação industrial AIIM revela que a maioria das instalações de captura reporta o ROI em menos de 12 meses, muitas vezes em menos de meio ano.
A captura de dados inicia o processo de gerenciamento de documentos, incluindo o uso administrativo das informações fornecidas pelos documentos. Como a captura de dados é um processo de trabalho intensivo, as implementações precisam adotar sistemas e práticas que ajudem a reduzir custos e aumentar a precisão.
O software de gerenciamento de documentos oferece uma série de benefícios
para o seu escritório e empresa.
Alguns dos benefícios (como colaboração e resposta mais rápida ao cliente)
são “flexíveis” e difíceis de quantificar.
Outros benefícios não são e podemos facilmente calcular e quantificar o
ROI de um investimento potencial (ou um existente) em gerenciamento de
documentos.
A realização de nossos serviços em sua empresa é uma das opções. Nossa equipe digitaliza/fotoescanea no local, sem retirar seus documentos. Solicite um orçamento sem compromisso.
Execução In loco,
sem retirar a documentação
Livros:
Desencadernação e reencadernação
sem custo adicional
Coletamos sua documentação gratuitamente. Sob consulta de nossa área de abrangência.
Encadernados ou não. Pequenos e grandes formatos / formatos incomuns
16mm / 35mm, microfichas e cartão-janela
Em formato padrão (A4, Ofício, etc.) quanto os formatos incomuns, mas que estão em folhas soltas.
1ª Fase
Levantamento
Definição dos critérios para a seleção de materiais que serão digitalizados, verificação da questão de permissões de acesso (a fim de saber se os documentos, após digitalizados, poderão ser disponibilizados e quem poderá ter acesso);
2ª Fase
Preparação / Organização
É o tratamento prévio aos documentos, em relação à higienização, classificação, ordenação e catalogação, antes de ser realizada a fotodigitalização dos mesmos.
3ª Fase
Captura
A captura é a incorporação de um documento/processo ao computador,
também conhecida como Digitalização / Fotodigitalização.
Conversão é o software transformando o documento analógico
em formato digital, quer as informações estejam em papel ou
em arquivos eletrônicos.
Uma vez capturados, os documentos poderão passar por mais algumas
etapas, tais como: geração de imagens de documentos, processamento de
formulários, limpeza de imagens, controle de qualidade e reconhecimento
de caracteres (OCR).
O documento, poderá ser salvo em vários formatos: TIFF
(Formato de arquivo de imagem com tags), JPEG, PDF, PDF/A, TXT,
GIF (Graphics Interchange Format) ou qualquer outro formato necessário.
4ª Fase
Guarda Documental
Após a captura, o documento será direcionado para a sua guarda lógica e física,
para fins de preservação e acesso. Será definido o local onde serão armazenados
os materiais já digitalizados: de forma lógica (no HD, em mídias eletrônicas e/ou
na nuvem) e física (em armazéns de documentos, em estantes ou eliminados);
Esse armazenamento deve garantir a integridade e o acesso aos documentos.
5ª Fase
Indexação
O principal objetivo da indexação é assegurar a recuperação de qualquer
documento em um sistema de informações.
A recuperação é possível a partir da inserção de metadados,
dependendo das necessidades geradas pelos procedimentos normativos
e do seu contexto jurídico-administrativo.
Os metadados são essenciais para identificar o documento institucional
de modo inequívoco e mostrar sua relação com os outros documentos.
6ª Fase
Acesso
Criação de uma biblioteca digital para posterior
acesso aos documentos.
O software de gerenciamento de documentos coloca o conteúdo
da empresa sob controle. Arquivos importantes são
facilmente encontrados, compartilhados e protegidos.
A informação flui para a pessoa certa, no momento certo, nos
aplicativos e dispositivos que as pessoas usam para realizar
seus trabalhos.
Permite a fotodigitalização de livros em formato diferenciado / incomum e
mantém sua encadernação.
É próprio para a fotodigitalização de documentos especiais, pois não projeta
foco de luz diretamente sobre o papel como o scanner comum.
É estruturado de modo a ficar com certa distância do material.
Com o tratamento / edição das imagens é possível remover aspectos de
lombadas e nivela as faces dos documentos, além de corrigir páginas tortas.
A câmera fotográfica digital não modifica ou mexe no conteúdo ou na imagem.
Seu objetivo é manter a originalidade do documento, inclusive física.
Recomenda-se o uso de sistemas planetários de captura de imagem sempre que possível, quando se tratar de documentos frágeis e encadernados.
(A imagem está borrada para omitir seu conteúdo, apenas com a finalidade de demonstração.)
Fotografia do documento original
Fotografia tratada e que será entregue ao cliente.
A fotodigitalização de livros, principalmente os já encadernados e de grande formato, requer equipamentos sofisticados, com custo alto e profissional qualificado para utilizar esses equipamentos.
A ACT digitaliza estes livros utilizando uma câmera digital, o que permite trabalhar com livros de grandes formatos e em diferente estado de conservação, conservando e perpetuando os mesmos.
Muito utilizado na área de Cartórios, para digitalizar livros de RGI - Registro Geral de Imóveis, livros de grande formato e manuscrito. Seu manuseio constante, devido às consultas, registros e averbações, danificam os mesmos.
FOTOESCANEAMENTO é a melhor solução!
Se você não indexar seus documentos, nunca mais os encontrará!
O índice pode ser texto completo ou campos-chave; embora uma combinação
de ambos seja a melhor. Existem várias maneiras de indexar.
- Chave dos campos de índice (tipo de documento, data, nome do cliente, etc.) -
Uma pessoa indexa documentos manualmente.
- Auto-indexação com códigos de barras - Ao armazenar informações de formulário
em um código de barras antes de digitalizar um lote de documentos, determinados valores
de índice podem ser preenchidos automaticamente.
- OCR Zonal ou a nível de campo (OCR / ICR) ou total - também automático.
Quando a “região de interesse” do texto relevante é bem conhecida de antemão;
muitas vezes há apenas algumas variantes de documentos diferentes. Há também o
reconhecimento total, tornando o documento pesquisável.
- Ingerir de outros aplicativos - e-mail, processamento de texto, etc; os
metadados do documento (linha de assunto, remetente, etc.) se tornam os campos de índice.
O backup de dados garante acesso contínuo aos seus dados no caso de uma interrupção
nos negócios, desde uma falha na rede até um desastre natural, criando uma cópia
externa das informações de que você depende para administrar seus negócios.
Uma empresa que não faz backup de seus dados está à mercê de perder as informações
de que precisa para funcionar. Espero que sua empresa nunca tenha que experimentar
um incêndio, inundação, grande tempestade ou desastre de qualquer tipo. As
interrupções mais prováveis incluem ameaças como ransomware, falhas no servidor
e erro simples do usuário.
Independentemente da causa, clientes, parceiros ou agências reguladoras esperam
que você mantenha o acesso aos dados da sua empresa. E no mundo cada vez mais digital
de hoje, uma das considerações mais cruciais são seus dados.
Segurança dos dados corporativos por meio de acesso baseado em
direitos, comunicação criptografada usando o protocolo HTTPS e
armazenamento criptografado de informações e documentos.
O software lê os dados para que possam ser indexados, por exemplo.
- OCR (reconhecimento óptico de caracteres) - Reconhece caracteres impressos por máquina.
- Zonal - Usado onde apenas campos específicos em um formulário são necessários.
- Texto completo - Conversão de documentos de forma livre, permitindo pesquisar todas as palavras do documento.
- ICR (reconhecimento inteligente de caracteres) - Para caracteres impressos à mão.
- OMR (reconhecimento de marca óptica) - Reconhece caixas de seleção, bolhas preenchidas, etc.
- Códigos de Barras - Leia e extraia informações de um código de barras pré-impresso.
Acredita que o processo em uso pode ser
melhorado se for submetido à orientação de um profissionas? Conte conosco!
Você pode garantir a captura de conteúdo pela primeira vez, reduzir
custos operacionais, melhorar a produtividade dos funcionários e
responder às diretrizes reguladoras em constante mudança.
e encontre a solução certa para você.